25 C
Imperatriz
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_img
InícioAssinanteEstudantes indígenas de Amarante denunciam situação das escolas

Estudantes indígenas de Amarante denunciam situação das escolas

Estudantes da Terra Indígena Governador, localizada na região do município de Amarante, estão enfrentando dificuldades para terem acesso à educação, por causa da má qualidade na estrutura das escolas estaduais nas aldeias onde moram. Centro Educacional de Ensino Indígena Rubiácea (CEEIR), as salas não possuem lâmpadas e boa parte da fiação está exposta.

Em julho do ano passado, o indígena Robério Lima Guajajara, de 14 anos, foi eletrocutado e perdeu a vida por causa de problemas nas instalações elétricas do CEEIR. Mário Bandeira Gavião, diretor da escola e cacique da Aldeia Rubiácea, afirma que a situação está crítica.

“A escola está funcionando assim, o prédio está quase caindo aos pedaços, está sendo casa de maribondo, passarinhos e morcegos. Devido a isso, conversei com todos os professores e com os pais para que funcione assim, que é para chamar a atenção das autoridades, por isso mudamos os horários dos professores, eles dão aula uma vez por semana devido ao mau cheiro e as condições do prédio que são desumanas.”

A aldeia Angico, também localizada na terra indígena Governador, não possui prédio para os alunos. As aulas são realizadas no meio da mata, a beira de um riacho, com um quadro fixado em uma árvore e algumas cadeiras.

O cacique e professor, Cipriano Timbira, da aldeia angico afirmou que turo é improvisado por eles para que seus filhos recebam educação.

A equipe do Imperatriz Online entrou em contato com a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) e aguarda uma resposta sobre o assunto.

Lucas Aquino
Lucas Aquino
Acadêmico de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Membro da equipe de jornalismo do Imperatriz Online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

- Publicidade -spot_img

Mais Populares

- Publicidade -
#

Ultimos Comentários

× WhatsApp