25 C
Imperatriz
sábado, abril 20, 2024
spot_img
InícioAssinanteRio Tocantins pode desabrigar mais famílias nas próximas horas

Rio Tocantins pode desabrigar mais famílias nas próximas horas

O nível do Rio Tocantins continua aumentando, de acordo com a Superintendência da Defesa Civil de Imperatriz. O alerta é para que moradores da região do Porto da Bolsa, bairros da Caema, Leandra e demais locais que têm risco de alagamento por causa do Rio, se programem para que seja feita a retirada das famílias que moram nessas áreas.

Josiano Galvão, da Superintendência, disse que em média 12 famílias estão desabrigadas no momento e sete desalojadas. Os moradores desabrigados estão sendo levados para a Quadra da Caema, Escola Municipal Tiradentes e para a Igreja São Sebastião, no bairro Caema. 

A previsão é de aumento nas próximas horas e até na noite de hoje, mais casas vão ser atingidas pela água, segundo o superintendente. Hoje (27), a Usina Hidrelétrica Estreito informou que nos próximos dias vai haver liberação de água . No domingo, o Corpo de Bombeiros registrou um aumento de 7 metros acima do considerado normal no Rio Tocantins. 

Ainda no domingo (26) à tarde, alguns moradores tinham começado a sair de suas casas na rua Luís Domingues, na região do Porto das Balsas, bairro Beira-rio, por causa do alagamento provocado pelo aumento no nível do Rio. Segundo uma moradora, eles estavam indo para casas alugadas ou de familiares, mas grande parte da vizinhança ainda estava no local. (veja o vídeo)

A Defesa Civil informou ainda, que o aumento no nível do Rio registrado no fim de semana foi causado, principalmente, por causa das últimas chuvas que aconteceram nos estados do Goiás e Tocantins.

Leia o comunicado da Usina Hidrelétrica de Estreito, sobre a evasão de água que afeta o nível do Rio Tocantins:

O Consórcio Estreito Energia – CESTE, responsável pela operação da Usina Hidrelétrica Estreito – UHE Estreito, informa que em virtude das precipitações já verificadas na bacia hidrográfica do Rio Tocantins na região de Palmas e, ainda considerando as previsões hidrometeorológicas atuais, tem o indicativo de elevada vazão defluente (água liberada pela usina) na UHE Estreito para os próximos dias, sempre em atendimento a sua “Regra de Operação” para estes casos, tudo conforme previamente articulado com os órgãos competentes.

A UHE Estreito continua agindo de forma segura, obedecendo normas operacionais, mantendo os informes diários sobre as condições de vazões defluentes da UHE Estreito aos órgãos Municipais e Estaduais de Defesa Civil e segurança pública.

Ressaltamos que a Usina Hidrelétrica Estreito opera por meio do conceito chamado “Fio d´água”, ou seja, não apresenta capacidade de regularização das vazões, sendo obrigada a repassar para a jusante sua vazão excedente, em virtude, sobretudo, da ocorrência de precipitações em excesso.

Para maiores informações e quaisquer dúvidas ou sugestões relacionadas ao CESTE e a UHE Estreito, possuímos os canais de atendimento, 0800-280-9191, o e-mail [email protected] e o fale conosco através do site https://www.uhe-estreito.com.br/.

Em concordância com os valores organizacionais, o CESTE reafirma seus compromissos de agir com ética, comunicar-se com transparência com a população do entrono, respeitando as pessoas e o meio ambiente.
Assista o vídeo de alerta da Superintendência da Defesa Civil de Imperatriz:

Nathalie da Costa
Nathalie da Costa
Repórter, pesquisadora e graduanda do 8º período de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal da Maranhão (UFMA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

- Publicidade -spot_img

Mais Populares

- Publicidade -
#

Ultimos Comentários

× WhatsApp