25 C
Imperatriz
sábado, abril 20, 2024
spot_img
InícioSaúdeConfirmado primeiro caso de H3N2 no Maranhão

Confirmado primeiro caso de H3N2 no Maranhão

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou o primeiro caso confirmado em laboratório de Influenza subtipo H3N2 no Maranhão. A secretaria informou que o paciente é uma criança do sexo masculino de 10 anos de idade, que foi atendido em uma rede hospitalar particular que e apresentou sintomas como febre, tosse e obstrução nasal, mas já está curado.

A amostra que confirma o caso foi coletada dia 15 de dezembro e liberada hoje (22). Ainda não foi relevado em que cidade o caso foi registrado. O mesmo está sendo acompanhado pelas equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). 

A amostra do caso foi encaminhada para ser feito o sequenciamento genético no Instituto Evandro Chagas, no Pará, laboratório de referência, para confirmação da linhagem Darwin. 

A SES também informou que orientou sobre a Nota de Alerta os municípios sobre o aumento de doenças respiratórias no país, bem como uma Nota Técnica, alertando sobre a circulação de Influenza A (H3N2) e outros vírus respiratórios, no qual também alertou sobre o cenário epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Síndrome Gripal (SG) por Influenza no Brasil e no Maranhão no ano de 2021.

Em caso de sintomas gripais, o paciente deve procurar atendimento na unidade de saúde disponível na cidade. 

Nathalie da Costa
Nathalie da Costa
Repórter, pesquisadora e graduanda do 8º período de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal da Maranhão (UFMA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

- Publicidade -spot_img

Mais Populares

- Publicidade -
#

Ultimos Comentários

× WhatsApp