27 C
Imperatriz
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img
InícioAssinantePF aponta que Josimar de Maranhãozinho cometeu lavagem de dinheiro

PF aponta que Josimar de Maranhãozinho cometeu lavagem de dinheiro

A Polícia Federal concluiu o inquérito que investigava o desvio de verbas públicas pelo deputado federal, Josimar de Maranhãozinho. De acordo com o inquérito da PF, Josimar cometeu os crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. 

Os resultados da investigação foram enviados ao Supremo Tribunal Federal (STF), e o ministro Ricardo Lewandowski deve encaminhar o inquérito para a Procuradoria-Geral da República, para avaliar se há elementos para denunciar o deputado ou se há evidências para denunciar o deputado, pedir novas diligências ou se arquiva o caso.

Maranhãozinho foi alvo da Operação Descalabro, a PF apura supostos desvios de emendas parlamentares destinadas à Saúde do Maranhão. Os agentes encontraram dinheiro em endereços ligados ao deputado, mas não divulgaram o valor.

Josimar teria desviado dinheiro da saúde no pico da pandemia

A identidade do parlamentar Josimar Maranhãozinho, do PL, alvo da Operação Descalabro, da Polícia Federal, foi revelada após apuração jornalística do G1 Maranhão. Ele é apontado em um esquema que desviou R$ 15 milhões de recursos da saúde somente entre os meses de abril e dezembro de 2020. Em abril, o país passava pelo pico da pandemia e, no Maranhão, faltavam insumos básicos para o atendimento da população no interior do estado.

Segundo a Polícia Federal, o desvio ocorria por meio de destinação de emendas parlamentares e fraude de processos licitatórios da área da saúde. As investigações da PF apontaram que as empresas contratadas com recursos dos fundos municipais de saúde eram de fachada e pertenciam ao deputado, que chegou a receber o dinheiro em espécie no seu gabinete em São Luís.

A Polícia Federal conseguiu vídeos e áudios que comprovam o esquema e que demonstram como ocorria a divisão do dinheiro dentro do escritório regional do parlamentar. Durante a operação, a PF cumpriu 27 mandados de busca e apreensão em São Luís e outros municípios do interior do estado, que não foram revelados.

Cyarla Barbosa
Cyarla Barbosa
Acadêmica de Comunicação Social habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo de Fôlego e jornalista da equipe Imperatriz Online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

- Publicidade -spot_img

Mais Populares

- Publicidade -
#

Ultimos Comentários

× WhatsApp